PF deflagra “operação churrasco” que investiga desembargador de SP

Mais de 80 agentes federais executaram 17 mandados de busca e apreensão

Ivo é suspeito de vender sentenças judiciais
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Ivo é suspeito de vender sentenças judiciais

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a "Operação Churrasco", que investiga o desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), e dois advogados por suspeita de corrupção.

Ivo e os dois advogados de Ribeirão Preto, cidade do interior paulista, são alvos de mandados judiciais de busca e apreensão. Segundo a investigação da Polícia, o desembargador é suspeito de vender sentenças judiciais em processos em que ele era relator e em casos que passavam pelo plantão judicial. 

Por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mais de 80 agentes federais executaram 17 mandados de busca e apreensão em endereços na capital e no interior de São Paulo, relacionados ao desembargador.

A "Operação Churrascada" está em andamento no STJ e surgiu da Operação Contágio, iniciada em 2021 pela Polícia Federal em São Paulo, que desmantelou uma organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos da área da saúde.

O nome da operação faz referência ao termo "churrasco" usado pelos investigados para se referir ao dia do plantão judiciário do magistrado.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.