O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu enviar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira , para o Oriente Médio. A viagem está programada para acontecer nesta sexta-feira (15). O objetivo do governo federal é tratar da crise humanitária na Faixa de Gaza e das perspectivas para um cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas .
Mauro Vieira fará uma parada em Ramallah, capital administrativa da Autoridade Palestina, na Cisjordânia. Além disso, o chanceler também passará por Amã, na Jordânia; Beirute, no Líbano; e Riade, na Arábia Saudita. A ideia também é discutir algumas parcerias, como de cooperação técnica, comércio e investimentos.
Quanto ao conflito em Gaza, o ministro das Relações Exteriores reiterará, ainda, que o governo brasileiro apresenta como solução a criação de dois Estados: Palestina e Israel.
Repetidamente, o presidente Lula afirma que os dos Estados podem conviver em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas.
A nova guerra entre Israel e Hamas já ultrapassou cinco meses e ainda não parece ter data para acabar. Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu permanece com o objetivo de "acabar" com o grupo terrorista palestino.
Enquanto isso, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas, mais de 31 mil palestinos morreram em decorrência do confronto, sendo a maioria formada por mulheres e crianças.
Israel, por sua vez, contabiliza 1.200 mortes, sendo a maioria registradas no ataque de 7 de outubro de 2023, dia em que o novo confronto foi iniciado. Além disso, o Hamas ainda mantém cerca de 130 reféns em Gaza.