Após reunião com Lula, Lira comenta sucessão na presidência da Câmara

Deputado se encontrou com o presidente da República na noite desta quinta-feira (22)

Lula e Lira se cumprimentam na Câmara dos Deputados
Foto: redacao@odia.com.br (Estadão Conteúdo)
Lula e Lira se cumprimentam na Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados  Arthur Lira  (PP-AL) falou nesta sexta-feira (23) sobre o seu encontro com Luiz Inácio da Silva  (PT), realizado na noite de quinta-feira (22), em Brasília. Segudo o parlamentar, a conversa não tratou de temas específicos. 

"Foi um bate-papo normal, uma conversa mais amena, sem pontos específicos. O Presidente conversou, como tem que fazer com os líderes partidários que representam os parlamentares", informou, em conversa com a imprensa, na saída de um evento na FGV do Rio de Janeiro. "É uma ação necessária e tem que ser rotina entre os líderes que participam da Câmara dos Deputados", acrescentou.

Lira ocupa o cargo de presidente da Câmara até fevereiro de 2025, quando não poderá ser reeleito. Apesar de não tratar do assunto com Lula, o deputado falou que o presidente tem todo o direito de tentar fazer o sucessor ao seu cargo, assim como ele próprio.

"O presidente Lula tem a vontade dele e o direito dele de tentar fazer o sucessor dele, como eu tenho a minha pretensão, ouvindo, como sempre faço, a todos os líderes partidários e amigos na Câmara a fazer o nosso sucessor", disse Lira.

"O presidente Lula sabe e disse que estará junto desse projeto de acompanhar para que eu tenha o direito de fazer o meu sucessor, e o PT, eu não penso que pensará diferente, porque não tem motivos, todos os compromissos que foram assumidos por essa Mesa Diretora estão sendo honrados", continuou. 

Até o momento, Lira não definiu quem será seu sucessor. Os nomes mais cotados são Elmar Nascimento (União-BA), e o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Outros deputados, porém, também estão no páreo, como Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL).