Projeto contra saidinha deve ser vetado por Lula

O presidente avisou ao ministro Lewandowski que, caso o projeto seja aprovado pela Câmara, será vetado

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai aprovar o projeto contra as saidinhas
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 27.10.2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vai aprovar o projeto contra as saidinhas


O presidente  Lula (PT) e o ministro da Justiça  Ricardo Lewandowski tiveram uma conversa sobre o projeto que quer proibir a saída temporária de presos, mais conhecida como "saidinha". Lula deixou claro ao ministro que, caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional, ele a vetará.  O projeto será votado nesta terça-feira (20/2), pelo Senado Federal.


Lewandowski também é contra a proibição da saída temporária. O tema foi tratado em conjunto com o presidente e o Ministério das Relações Institucionais. O projeto deve ser aprovado sem maiores dificuldades tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.

A proposta vai voltar à Câmara pois alguns temas foram alterados.  Assim como ocorreu no Senado, deve ser pautada com rapidez. A oposição quer dar uma resposta ao governo petista sobre a fuga dos dois encarcerados da Peniténcia Federal de Mossoró ; essa foi a primeira vez que uma fuga acontece de um presídio de segurança máxima.

Mesmo com o veto do presidente, o projeto deve ser aprovado. A oposição garante que caso Lula realmente vete o projeto de lei, a Câmara vai derrubar essa medida.