Deputados federais de oposição divulgaram nesse domingo (18) que irão protocolar um pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os parlamentares afirmam que o petista cometeu crime de responsabilidade ao dizer que ataques militares de Israel contra civis em Gaza se comparam ao extermínio do povo judeu, promovido por Adolf Hitler na Alemanha nazista. O documento deve ser formalizado na Câmara dos Deputados até esta terça-feira (20).
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula na Etiópia.
A lista de parlamentares conta com cerca de 40 nomes, a grande maioria filiados ao Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, como Bia Kicis (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Também assinam a lista deputados do União Brasil, Podemos, PSD, Novo e Republicanos.
"Gostaríamos de dizer ao 1⁰ ministro de Israel que o impeachment contra Lula será apresentado na terça-feira, em Brasília, e assinado por mais de 40 deputados federais", escreveu Carla Zambelli nas redes sociais, em referência à fala do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que afirmou que Lula "cruzou a linha vermelha" e deveria ter vergonha de si mesmo.