Lira e Padilha deixam desavença de lado e se cumprimentam

Encontro ocorreu na abertura dos trabalhos do legislativo

Foto: Reprodução/Globonews
Alexandre Padilha cumprimentando Arthur Lira


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), se encontraram nesta segunda-feira (5) durante a abertura do ano legislativo no Congresso. Os dois deram um aperto de mão na frente dos jornalistas.

A cordialidade ocorreu em meio ao momento tenso que vive Padilha e Lira. Os dois não possuem um bom relacionamento neste momento, tanto que o deputado passou a acusar o petista de ser o responsável pelas falhas nos cumprimentos de acordo do Palácio do Planalto com os parlamentares.

O ministro das Relações Institucionais veio a público nesta segunda para responder às críticas que vem recebendo do Congresso Nacional, especialmente do presidente da Câmara.

Perguntado sobre sua relação com Arthur Lira, Padilha afirmou que o seu ministério não se trata das "relações interpessoais", mas sim das "relações institucionais". "Não é ministério das relações interpessoais, é ministério das relações institucionais", declarou o ministro, destacando a importância do seu papel na articulação entre o governo e o Congresso.


Apesar das tensões evidentes, o ministro evitou personalizar o conflito e negou qualquer rompimento com o governo. Padilha enfatizou que o atual governo está empenhado em promover a recuperação e reabilitação das relações institucionais no país e que não há espaço para conflitos.

"Nunca existiu qualquer rompimento e nunca existirá. Este governo não gera conflito, não entra em conflito. Estamos em um grande esforço de recuperação, reabilitação das relações institucionais no país", declarou o ministro.