Lula se reúne com empresários sauditas em 2º dia no Oriente Médio

Após cumprir compromissos em Riade, presidente parte para Doha, no Catar, ainda hoje

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontro com empresários na Arábia Saudita
Foto: Reprodução / canal gov - 29.11.2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontro com empresários na Arábia Saudita

Na manhã desta quarta-feira (29), o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com empresários sauditas em Riade, capital da Arábia Saudita. O mandatário  embarcou em direção ao Oriente Médio na última segunda (27).

A reunião acontece no Hotel Ritz-Carlton e começou às 6h30 do horário de Brasília (12h do horário de Riade). O encontro faz parte da agenda oficial que Lula cumpre no Oriente Médio, sendo a primeira viagem internacional do chefe do Executivo desde que ele  passou pela cirurgia de quadril, em setembro.

De acordo com a agenda oficial, o presidente ainda vai participar de um almoço empresarial Brasil-Arábia Saudita às 12h30 do horário local e, mais tarde, às 14h30, fará parte da abertura do seminário Embraer.

O evento tem o objetivo de apresentar produtos da empresa brasileira que fabrica aeronaves e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) para os estrangeiros. 

Conforme o cronograma, depois dos encontros em Riade, Lula parte em direção a Doha, capital do Catar, ainda hoje, às 16h do horário local (10h no de Brasília). A previsão é que o petista chegue ao local às 16h50 (10h50 no horário de Brasília).

Nessa terça-feira (28),  Lula se encontrou com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, no Palácio Real Al Yamamah. Depois, houve uma reunião ampliada, que contou com a presença de ministros e autoridades dos dois países.

Além do fornecimento da relação bilateral, os líderes teriam discutido o investimento US$10 bilhões que o Fundo Soberano Saudita planeja fazer no Brasil, sendo que US$ 9 bilhões são para os próximos sete anos.

petista está fazendo um giro por três países do Oriente Médio (Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos) e pela Alemanha.  O principal objetivo é participar da COP28, em Dubai, onde deverá chegar no dia 1º de dezembro, nos Emirados Árabes.