Apagão em São Paulo: "Enel está mentindo", diz prefeito Ricardo Nunes

Prefeito Ricardo Nunes e Enel trocam acusações

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil - 17/03/2023
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), detonou a Enel na tarde desta quarta-feira (8). O emedebista se revoltou com o posicionamento da empresa sobre árvores que estão nas redes elétricas e desabafou em entrevista à CNN Brasil.

“Enel está mentindo! É irresponsabilidade da Enel dizer que a Prefeitura não está removendo as árvores caídas. Tenho uma lista de árvores que a Prefeitura não pode retirar antes de a concessionária desligar o sistema de energia. Nossos funcionários não podem correr risco de serem eletrocutados”, disparou o chefe do Executivo paulistano.

A irritação não foi por acaso. Na sexta (3), um temporal deixou 2,1 milhões de domicílios sem energia elétrica na capital e na Grande São Paulo. O problema se estendeu por quatro dias. Até terça (7), 500 mil casas não tinham luz, causando revolta em vários pontos da região metropolitana.


O presidente da Enel SP, Max Xavier Lima, em entrevista à CNN, colocou parte da responsabilidade do problema na Prefeitura de São Paulo ao dizer que havia 44 árvores de grande porte sobre a rede elétrica e que apenas o poder executivo poderia removê-las dos locais.

“Enquanto elas não são retiradas, não posso entrar para trocar o poste e os cabos. A árvore não pertence à distribuidora, mas ao município. Poda e manejo são responsabilidade do município”, disse o chefe da empresa, irritando Nunes.