Datafolha: 47% prefere que Lula indique uma mulher para cargo no STF

Rosa Weber, atual presidente da Corte, irá se aposentar no dia 2 de outubro

Ministra do STF, Rosa Weber
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ministra do STF, Rosa Weber

A pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (15) indica que 47% dos brasileiros consideram importante que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolha uma mulher para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Para 51% dos entrevistados, o sexo da pessoa é indiferente.

A ministra Rosa Weber , atual presidente do STF, irá se aposentar no dia 2 de outubro, pois completará 75 anos, idade em que a Constituição prevê a aposentadoria compulsória.

Segundo o levantamento, para 53% dos homens entrevistados tanto faz o sexo da pessoa escolhida, enquanto 44% deles acham que o presidente deva optar por uma mulher.

Entre as mulheres entrevistas, 49% consideram que a indicação deva ser uma mulher e outras 49% acham que deva ser um homem.

Para os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 66% se dizem indiferentes, enquanto 31% preferem uma mulher no cargo.

Já entre os eleitores de Lula (PT), 60% esperam a indicação de uma ministra, mas 38% se dizem indiferente.

Para realizar o levantamento, o instituto ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.