Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber
afirmou, nesta terça-feira (1), que a Corte seguirá firme na defesa da democracia. A fala foi feita na sessão de reabertura dos trabalhos da Suprema Corte.
"Reafirmo que este Supremo Tribunal Federal segue firme, vigilante e resiliente na guarda da nossa lei fundamental e na defesa do Estado Democrático de Direito", ressaltou Weber.
Na sequência, ela pontuou que a instituições democráticas saíram fortalecidas dos atos golpistas de 8 de janeiro, que tiveram como alvo a Praça dos Três Poderes. Segundo a ministra, "as instituições sobrepairam aos indivíduos que as compõem".
"As instituições saíram fortalecidas do dia 8 de janeiro, dia da infâmia. Não vamos esquecer para que sirva de alerta de que a democracia seja cultivada e regada diariamente com diálogo debate acalorado de ideia, defesa de respeito mútuo para que ela, democracia, continue inabalável", enfatizou.
A atual presidente da Suprema Corte tem aposentadoria prevista para outubro deste ano, qundo completa 75 anos, mas deixará o STF no dia 28 de setembro. Ela tomou posse como ministra em dezembro de 2011, e assumiu a presiência da Corte em setembro de 2022.