Morre ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli

Paolinelli foi chefe da pasta entre 1974 e 1979, durante a ditadura militar

Foto: Reprodução - Senado Federal
Alysson Paolinelli

O ex-ministro da Agricultura  Alysson Paolinelli , de 86 anos, morreu nesta quinta-feira (29), em hospital da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho ( Abramilho ), empresa que ele era presidente executivo.

Paolinelli foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária no país. Ele foi chefe da pasta entre 1974 e 1979, durante a ditadura militar , no governo de Ernesto Geisel. Em 2021, o ex-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

A Abramilho publicou uma nota de pesar se solidarizando com os familiares de Paolinelli e relembrou alguns feitos do ex-ministro.

" É com profundo pesar que a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) lamenta o falecimento do ex-ministro Alysson Paolinelli, ocorrido no dia 29 de junho de 2023.

Paolinelli foi uma figura ímpar no campo da agricultura brasileira, deixando um legado significativo para o setor. Sua trajetória exemplar como engenheiro agrônomo, pesquisador e líder inspirou gerações de profissionais e contribuiu de forma inestimável para o desenvolvimento agrícola do país.

Como Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, Alysson Paolinelli desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira. Sua visão estratégica e compromisso com a pesquisa, ciência e tecnologia foram fundamentais para transformar o Brasil em uma potência agrícola.

Além de suas realizações no campo político, Paolinelli também foi reconhecido internacionalmente. Seu trabalho incansável no estudo do potencial agrícola do Cerrado e seus esforços para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável foram premiados com o World Food Prize, em 2006.

Ele sempre será lembrado como um defensor dos interesses dos produtores rurais e um entusiasta da pesquisa agrícola. Sua liderança e visão continuam a inspirar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio brasileiro ", diz trecho da nota.

O ex-ministro foi diagnosticado com embolia pulmonar após realizar uma cirurgia no fêmur. Alysson Paolinelli estava internado há cerca de um mês no Hospital Madre Teresa.

Ele era engenheiro agrônomo e professor universitário. Foi também deputado federal pelo PFL e participou da Assembleia Nacional Constituinte. Paolinelli, um incentivador da tecnologia na agricultura e na melhoria de produção agrícola de café, já ganhou o World Food Prize, considerado o “Nobel da alimentação”.

Em 2022, foi citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

“Há quatro décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje, somos um dos maiores exportadores mundiais. Isso só foi possível graças a pesados investimentos em ciência e inovação, com vistas à produtividade e à sustentabilidade. Faço aqui um tributo à pessoa de Alysson Paulinelli, candidato brasileiro ao Prêmio Nobel da Paz, por seu papel na expansão da fronteira agrícola brasileira com o uso de novas tecnologias”, disse Jair Bolsonaro.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.