8 de janeiro: CPMI irá analisar 285 requerimentos nesta semana

Deputados e senadores não entraram em acordos em alguns temas, como a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro e informações sobre presos no dia dos atos

CPMI do 8 de janeiro deve analisar mais de 200 requerimentos
Foto: redacao@odia.com.br (IG)
CPMI do 8 de janeiro deve analisar mais de 200 requerimentos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos de 8 de janeiro deve analisar ao menos 285 requerimentos na sessão marcada para a terça-feira (13). A pauta da sessão foi divulgada nesta quinta-feira (8).

Entre os requerimentos, está a convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Parlamentares da base governista querem ouvir Bolsonaro sobre o suposto incentivo dele aos ataques em Brasília.

A oposição tenta evitar a convocação e quer emplacar o requerimento que pede informações sobre os presos no dia. A estratégia é enfraquecer os policiais que participaram da ação e tentar culpar o governo federal pelos atos antidemocráticos.

Nos bastidores, a ideia é votar os requerimentos previamente acordados devem ser votados em bloco. Como há requerimentos sobre o mesmo tema, os parlamentares devem unir as demandas para facilitar as análises.

Entre eles está o requerimento de convocação requerimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres também deve ser convocado.

Já requerimentos mais polêmicos devem ser votados em separado. Deputados e senadores ainda tentam negociar a retirada de alguns pedidos para agilizar a reunião.