Advogados Floriano Marques e André Ramos Tavares tomam posse no TSE
Montagem iG / Imagens: reprodução/Record News e reprodução/TSE
Advogados Floriano Marques e André Ramos Tavares tomam posse no TSE

Nesta terça-feira (30), tomam posse no  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques como ministros titulares. Eles devem julgar as ações que pedem a  inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a posse deles, há expectativa de que a ação contra Bolsonaro por abuso de poder políticos e uso indevido de meios de comunicação, movida pelo PDT, seja julgada até o final deste semestre.

O processo, até agora, é o mais avançado contra o ex-mandatário.

Os nomes dos dois novos ministros efetivos eram defendidos pelo presidente do  TSE, ministro Alexandre de Moraes, para integrar a Corte. André Ramos Tavares era ministro substituto no tribunal, já Floriano Marques, era amigo de longa data de Moraes.

A escolha dos advogados em uma lista com quatro nomes é vista como uma ampliação da influência de Moraes no TSE.

A nomeação de ambos foi feita por Lula apenas cinco horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar a lista com os nomes.

A posse dos ministros vai contar com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!