'Não sei de nada', diz Appio sobre decisão que o afastou da Lava Jato

Determinação foi publicada nessa segunda-feira (22), após supostas ameaças ao desembargador federal Marcelo Malucelli

Juiz federal Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)
Foto: Reproducao / CNN
Juiz federal Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)

juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), disse "não saber de nada" sobre a determinação do colegiado. Após a decisão, ele não é mais titular da Operação Lava Jato no Paraná.

"Não sei de nada", afirmou ao g1 .

A decisão ocorreu após uma  representação do desembargador federal Marcelo Malucelli e foi publicada nessa segunda-feira (22). O magistrado alegou que o filho dele, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu "ameaças" de Appio por meio de um telefonema.

João Malucelli é sócio do ex-juiz e senador Sergio Moro. O desembargador se colocou como suspeito para analisar qualquer caso que faça parte da Operação Lava Jato.

A ligação foi feita no dia 13 de abril deste ano e, segundo o julgamento que afastou Appio, a voz no telefonema se assemelha à do juiz. Ainda, é citado o nome "Fernando Gonçalves Pinheiro", que não está entre os servidores do TRF-4. As outras vozes não foram identificadas.

Leia aqui a transcrição completa da conversa que levou ao afastamento de Appio.

O Conselho do TRF-4 argumentou que há indícios de que Eduardo Appio tenha sido o responsável por ligar para o filho de Marcelo. Por isso ele foi afastado.

O agora ex-titular da Lava Jato terá 15 dias para apresentar a defesa. Pessoas próximas de Appio apostam que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) derrubará a decisão.

Após a determinação, além de afastar imediata e preventivamente o juiz, o TRF-4  também suspendeu o acesso dele aos prédios e ao sistema da Justiça Federal e ele deve devolver equipamentos eletrônicos, como notebook e celulares.

Appio havia assumido a 13ª Vara Federal de Curitiba no início de fevereiro deste ano.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.