O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma publicação nesta quarta-feira (3) em seu perfil no Twitter provocando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). O petista postou uma mensagem de “bom dia” no momento em que a Polícia Federal cumpria mandado de busca e apreensão na residência do antigo chefe do Executivo federal.
Apesar do presidente não ter citado o nome do seu principal rival políticos, seguidores entenderam que o texto foi uma indireta a Bolsonaro. Durante os quatro anos de mandato, o ex-governante do país também utilizava as redes sociais para provocar adversários.
Quem também não quis fugir da polêmica foi a primeira-dama Janja da Silva. Ela usou as redes sociais para desejar “bom dia” aos seus seguidores, mas a compreensão foi que a mensagem estava sendo direcionada a Bolsonaro.
O caso
Nesta quarta, a PF realizou operação de busca e apreensão em um endereço ligado a Bolsonaro em Brasília, no Jardim Botânico, onde ele mora com Michelle Bolsonaro. Na ocasião, o celular de Bolsonaro foi apreendido pelos agentes.
A corporação cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, no Rio de Janeiro e em Brasília. Todas as prisões foram realizadas até as 7h.
As ações são parte da chamada Operação Venire, que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre a vacinação contra a Covid-19 nos sistemas públicos do Ministério da Saúde.
O objetivo da fraude seria garantir a entrada de Bolsonaro, familiares e assessores nos Estados Unidos, que pede a vacinação obrigatória para entrar no país. O ex-presidente ficou três meses no país, deixando o Brasil em 30 de dezembro de 2022 e retornando somente em 30 de março deste ano.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.