'Deixa a Câmara decidir', diz Lula sobre votação do PL das Fake News

Presidente da República se reuniu nesta terça-feira (2) com Lira, presidente da Câmara

Lula e Lira, presidentes da República e da Câmara
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Lula e Lira, presidentes da República e da Câmara


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que teve uma boa conversa com Arthur Lira (PP-AL) , presidente da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (2). A reunião entre os líderes durou cerca de 40 minutos. 

Questionado sobre a data de votação do PL das Fake News, o chefe do Executivo federal destacou que não sabe se o projeto será votado ainda nesta terça-feira, dado que procura não interferir nos assuntos da Câmara. 

"Eu procuro não me meter muito na questão da Câmara, porque conversar com um já é difícil, imagina conversar com 513. Deixa a Câmera decidir a hora que vai votar. E vamos aguardar o resultado", pontuou o petista em conversa com jornalistas. 


A expectativa é de que o PL que visa criar a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet seja votado hoje (2) , mas também há a possibilidade do pleito ser adiado. 

O projeto de lei é de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). A medida implementa obrigações a serem seguidas pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas de busca na exclusão de contas e conteúdos considerados criminosos.

Dentre as principais propostas do PL das Fake News, estão:

  • relatórios de transparência
    pagamento de direitos autorais
  • remuneração a veículos jornalísticos
    segurança de crianças e adolescentes
    combate à desinformação
    imunidade parlamentar

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.