A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima , Marina Silva (Rede-SP), disse nesta sexta-feira (14) que será criado pelo Brasil e China um subcomitê específico sobre meio ambiente. A fala dela foi realizada durante coletiva de imprensa a jornalistas em Pequim.
“Houve esforço e entendimento político e estratégico pronto pelo presidente Lula, quanto do presidente chinês, Xi Jinping, que era necessário colocar a questão da mudança do clima, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável em um gabinete do mais alto nível das prioridades”, explicou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião com o governante chinês Xi Jinping nesta sexta. Após o término do encontro, foi divulgado um comunicado conjunto para relatar que Brasil e China trabalharão para ampliar a cooperação bilateral em relação ao clima.
Marina foi questionada sobre o tema e relatou que o subcomitê terá a responsabilidade de fazer uma ampla relação em torno das florestas e transição energética. Na visão dela, o Brasil tem “um potencial muito grande para geração de energia limpa”.
Combate ao desmatamento
Marina ainda explicou que o grupo terá muita importância no combate ao desmatamento. A ministra destacou que o governo chinês tem muita experiência neste tipo de ação e poderá auxiliar o Brasil.
“A China tem uma grande experiência na área de reflorestamento e florestamento. Foram capazes de reflorestar cerca de 70 milhões de hectares. O Brasil tem uma grande quantidade de áreas de eco florestas, mas também uma grande quantidade de área degradada. Nós queremos fazer uma cooperação no terreno da recuperação florestal”, completou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.