O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem compromissos neste domingo (26). Ele deve permanecer em repouso no Palácio da Alvorada devido ao diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A.
No último sábado (25), o petista precisou adiar uma viagem à China por conta da doença . Ele faz tratamento venoso para tratar a pneumonia e o vírus da influenza .
"Está tomando antibióticos e antivirais na veia. Não fazia sentido ele pegar um voo de 36 horas sem estar curado. O presidente podia piorar", Roberto Kalil, médico de Lula e coordenador da Oncologia do Hospital Sírio Libanês, em entrevista ao colunista do jornal O GLOBO, Lauro Jardim.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou na noite de ontem que o presidente apresenta melhoras no quadro de pneumonia. Por isso, Lula deve cumprir apenas agendas internas na próxima semana .
“Todas as informações que temos acompanhado junto à equipe médica é de uma evolução extremamente positiva do presidente, ele está evoluindo muito bem. A decisão de não realizar a viagem foi da equipe médica para que ele tenha mais tempo de repouso para se reestabelecer. Como foi identificada também uma gripe, ele poderia transmitir a doença para a comitiva. O presidente mostrou responsabilidade com a saúde dos outros”, disse Alexandre Padilha.
Segundo o ministro, uma nova data para viagem de Lula já está sendo negociada. Ele afirmou que deve conversar com o presidente sobre a agenda da próxima semana.
"O presidente queria organizar na volta da China mais duas reuniões com ministros. Certamente o debate da nova regra fiscal vai tomar a semana, com discussões lideradas pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda."
De acordo com o médico Roberto Kalil, o tratamento de um quadro como o de Lula leva, em geral, entre sete e dez dias. “Daqui a quinze dias ele teria condição de fazer qualquer viagem”, explicou.
“O presidente Lula é uma pessoa de 77 anos, mas saudável. Faz exercícios diariamente, realmente ele se preocupa com a saúde. Um quadro de pneumonia, por bactéria, por vírus, pode acontecer com qualquer um de nós, e evidentemente todos os cuidados foram tomados e ele foi tratado", disse o médico.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.