O perfil no Twitter do governador do Rio Grande do Sul
, Eduardo Leite (PSDB), foi recuperado nesta quinta-feira (19). O usuário, que é verificado na plataforma digital, sofreu um ataque hacker no domingo (15). Os criminosos colocaram uma foto de uma mulher loira com a camisa da seleção da Argentina de futebol. A página também ficou restrita, ou seja, apenas quem é seguidor pode verificar as postagens feitas pelo hacker.
“Agradeço a todos que ajudaram na retomada. Alguns tuítes críticos aos ataques de 8/1 foram apagados, mas reitero: a democracia vencerá!”, escreveu Leite após a recuperação da conta.
Os criminosos tinham mudado a localização do perfil para o Líbano, dificultando a recuperação da conta. A assessoria do governador tinha revelado que ele estava sendo vítima de ataques virtuais há um bom tempo e que não foi a primeira vez que bandidos tentaram invadir o usuário dele no Twitter.
Na semana passada, os bandidos já tinham conseguido entrar no usuário. Porém, a equipe do gaúcho recuperou o perfil rapidamente. Só que, nesta semana, os criminosos tiveram sucesso ao entrar na conta novamente. A assessoria de Eduardo conversou com a empresa para recuperar o perfil.
Apesar da invasão, os hackers ainda não fizeram nenhuma postagem. O perfil de Eduardo Leite no Twitter tem cerca de 250 mil seguidores. Durante as eleições de 2022, quando concorria ao cargo de governador, o tucano utilizava a plataforma com frequência para dialogar com os eleitores gaúchos. Ele venceu o segundo turno ao enfrentar Onyx Lorenzoni (PL-RS).
Eduardo Leite em Davos
O governador do Rio Grande do Sul viajou para Davos, na Suíça. Ele participou do Fórum Econômico Mundial e se encontrou com autoridades de outros países.
Sem acesso ao usuário no Twitter, Eduardo Leite optou por publicar vídeos na sua conta do Instagram sobre sua passagem pelo país europeu.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.