Quem é Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores de Lula

Ex-ministro das Relações Exteriores do governo de Dilma Rousseff (PT), Vieira atua hoje como embaixador do Brasil na Croácia

Mauro Vieira foi anunciado ministro das Relações Exteriores do governo Lula
Foto: Reprodução/MRE
Mauro Vieira foi anunciado ministro das Relações Exteriores do governo Lula

Nesta sexta-feira (9), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o embaixador e ex- ministro Mauro Vieira como o novo responsável pelo Ministério das Relações Exteriores na sua gestão, que se inicia a partir de janeiro de 2023.

Vieira assumiu o comando do Itamaraty duante o segundo governo Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016 e deixou o cargo após o processo de impeachment da presidente. Hoje em dia, o diplomata atua como embaixador do Brasil na Croácia.

Perfil

Mauro Vieira é bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Funcionário de carreira do Itamaraty, ele se formou em 1974 na academia diplomática brasileira, o Instituto Rio Branco.

Entre 1982 e 1985, o novo ministro atuou como embaixador na Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) em Montevidéu, Uruguai.

Nos anos seguintes, ele trabalhou na Embaixada do Brasil na Cidade do México, entre 1990 e 1992 e na embaixada do Brasil em Paris, de 1995 a 1999.

Entre os anos de 2003 e 2006, Vieira representou o Ministério das Relações Exteriores no Conselho de Administração da Itaipu Binacional.

O diplomata ocupou cargos de destaque no Itamaraty. Ele foi coordenador de Atos Internacionais; assessor do Secretário-Geral do ministério; assistente do chefe do Departamento Cultural; assessor de ministro das Relações Exteriores; chefe de Gabinete do secretário-geral; e chefe de Gabinete do ministro das Relações Exteriores.

Outra frente em que Vieira atuou foi o Ministério da Ciência e Tecnologia, onde foi secretário-geral adjunto de Ciência e Tecnologia e no Ministério da Previdência e Assistência Social. Na época, ele atuou como Secretário Nacional da Administração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Voltando à carreira de embaixador, Vieira representou o Brasil na Argentina entre os anos de 2004 e 2010. Depois, foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos até 2015. Em 2016, assumiu como representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), cargo em que ficou até 2020.

A indicação de Vieira para assumir a baixada do Brasil na Croácia aconteceu já no governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2020.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.