Tarcísio começa a transição de governo em São Paulo

Equipe montada pelo governador eleito deve contar com pelo menos três indicações do atual ministro da economia, Paulo Guedes.

Tarcísio de Freitas no Flow Podcast
Foto: Reprodução: youtube - 21/10/2022
Tarcísio de Freitas no Flow Podcast

Começa nesta segunda-feira (21) a transição de governo em São Paulo . A equipe do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) contará com três indicações do atual ministro da Economia do governo Bolsonaro , Paulo Guedes. 

Avaliados de forma positiva pelo governador eleito durante a campanha eleitoral, o trio trabalhou com Guedes no Ministério da Economia. A indicação foi para que eles auxiliem Tarcísio na formulação de propostas. 

Interlocutores de Tarcísio apontam que  Paulo Guedes sempre apoiou o republicano em sua tentativa de se eleger ao governador de São Paulo etem ajudado nessa tarefa de transição sugerindo pessoas de sua confiança. 

No momento, a indicação que ganha mais relevância é a de Afif. Amigo do ministro da Economia há mais de de 30 anos, Afif é dono de um longo currículo e foi assessor de Guedes até maio - ele deixou o cargo para coordenar o plano de governo de Tarcísio de Freitas durante a campanha. O governador eleito já afirmou que Afif fará parte de seu secretariado — ele é cotado para a Secretaria de Fazenda e Planejamento ou Casa Civil. 

Como mais de 40 anos de vida pública, o empresário e político já foi vice-governador de São Paulo na gestão Geraldo Alckmin (PSB) e ministro da então recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa no governo Dilma Rousseff (PT). É um antigo aliado do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, presidente do PSD.

Além de Afif, outro nome pode ser cogitado o do economista e mestre em estatística Samuel Kinoshita. Durante a campanha, Kinoshita foi coordenador de política econômica de Tarcísio.

O terceiro nome indicado por Guedes é o de Jorge Lima. Ele també,m foi assessor do ministro e estará na equipe de transição de Tarcísio. Lima já foi secretário da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia e deixou a pasta em fevereiro para trabalhar com o republicano.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.