O feriado da Proclamação da República nesta terça-feira (15) está sendo marcado por protestos de grupos pró- Bolsonaro contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) em todo país. As manifestações tiveram início no 30 de outubro após a derrota do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).
Manifestantes de todo país se programaram através das redes sociais atos em todo país, especialmente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Com placas com a inscrição "S.O.S Forças Armadas" eles pedem a anulação da eleição presidencial.
Na capital federal do Brasil, a Secretaria de Segurança Pública informou que o trânsito na Esplanada dos Ministérios será restrito durante todo o dia. A Praça dos Três Poderes também irá permanecer fechada.
“O fechamento se deu por razões preventivas de segurança, para evitar circulação de veículos e pessoas no mesmo local, pois com a possibilidade de atos públicos na região central de Brasília, como identificado pelos setores de inteligência das forças de segurança. Após o término do evento e dispersão do público, a reabertura da Esplanada será avaliada”, afirmou o órgão.
Nas redes sociais, imagens mostram manifestações em capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e em cidades do interior dos estados.
LOTADO! Manifestação em Curitiba - 15/11/2022 pic.twitter.com/h8PflCi2G4
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) November 15, 2022
Manifestação em Florianópolis 15/11 pic.twitter.com/33IuIy4Pj6
— Ronaldo 🇧🇷 (@Ronaldoac1986) November 15, 2022
Hoje terça-feira 15/11/22 proclamação da República🇧🇷 manifestação *comando do nordeste (curado) BR-232 Recife-PE.* Fazem 15 dias na frente do quartel, só sairemos depois da conquista 2ª idependecia 🇧🇷😎👉 pic.twitter.com/zd4ajVYgqW
— neusa lourenço (@neusaloureno22) November 15, 2022
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.