Republicanos e PT vão governar o maior número de brasileiros

Partido de Marcos Pereira cuidará de dois estados; petistas comandarão quatro

Em coletiva, Tarcísio de Freitas defendeu um alinhamento com o governo federal, mas ressaltou que manterá economia liberal no estado
Foto: Reprodução/TV Globo
Em coletiva, Tarcísio de Freitas defendeu um alinhamento com o governo federal, mas ressaltou que manterá economia liberal no estado

O Republicanos e o PT vão ser os dois partidos que governarão o maior número de pessoas a partir do ano que vem. A sigla comandada por Marcos Pereira administrará os estados de São Paulo e Tocantins. Já o Partido dos Trabalhadores terá governadores na Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Republicanos venceu em São Paulo com Tarcísio de Freitas nas eleições 2022,  que derrotou o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. O estado paulista, que é o maior do Brasil, possui mais de 45 milhões de habitantes. No Tocantins, que tem mais de 1,5 milhão de pessoas, reelegeu o governador Wanderlei Barbosa. Na soma, a legenda comandará cerca de 46,5 milhões de cidadãos.

O Partido dos Trabalhadores conquistou quatro estados, todos no Nordeste. A Bahia é o quarto maior do país. A região baiana, somada com Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, tem mais de 31 milhões de brasileiros. Esse é o mesmo resultado que a legenda conquistou em 2018.

O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, ganhou no Rio de Janeiro e Santa Catarina. A agremiação cuidará de 24,8 milhões de pessoas a partir do ano que vem. Há quatro anos, esse posto era do PSC, que não elegeu nenhum governador neste ano.

O PSDB, que liderou a lista em 2018, perdeu São Paulo, mas conseguiu vencer em três estados: Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. O partido ficará responsável por 23,9 milhões de habitantes.



Veja os governadores eleitos

SUDESTE

- Espírito Santo:   Renato Casagrande (PSB) reeleito no segundo turno, com 53,80% dos votos. Ele disputou com Manato (PL), que teve 46,20% dos votos.

- Minas Gerais:  Romeu Zema (Novo) reeleito no primeiro turno com 56,18% dos votos.

- Rio de Janeiro:  Cláudio Castro (PL) reeleito no primeiro turno com 58,67% dos votos.

- São Paulo:  Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito no segundo turno. A disputa foi contra Fernando Haddad (PT).

NORDESTE

- Alagoas:  Paulo Dantas (MDB) foi reeleito. Ele disputou o segundo turno com Rodrigo Cunha (União Brasil).

- Bahia: Jerônimo (PT) conquistou a reeleição no segundo turno. A disputa foi com ACM Neto (União Brasil). 

- Ceará:  Elmano de Freitas (PT) eleito no primeiro turno com 53,69% dos votos.

- Maranhão:  Carlos Brandão (PSB) foi eleito no Maranhão no primeiro turno com 51,19% dos votos.

- Paraíba: João Azevêdo (PSB) foi o vencedor entre os paraibanos com 52,51% dos votos. O segundo turno foi disputado contra Pedro Cunha Lima (PSDB), que recebeu 47,49%.

- Pernambuco:  Raquel Lyra (PSDB) se sagrou eleita no segundo turno após disputa contra Marília Arraes (Solidariedade). Lyra teve 58,78%, ante 41,22% de Arrares.

- Piauí:  Rafael Fonteles (PT) eleito no primeiro turno com 56,65% dos votos.

- Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT) reeleita no primeiro turno com 58,20% dos votos.

- Sergipe:  Fábio Mitidieri foi eleito com 51,70% dos votos. A disputa foi vencida em um segundo turno contra Rogério Carvalho (PT), que teve 48,30%.

NORTE

- Acre:  Gladson Cameli (PP) reeleito no primeiro turno com 56,64% dos votos.

- Amazonas:   Wilson Lima (União Brasil) venceu as eleições no segundo turno com 56,76% dos votos. Eduardo Braga (MDB) teve 43,24%. 

- Amapá:  Clécio Luís (Solidariedade) eleito no primeiro turno 53,40% dos votos.

- Pará:  Helder Barbalho (MDB) reeleito no primeiro turno com 69,40% dos votos.

- Rondônia:  Coronel Marcos Rocha (União Brasil) venceu no segundo turno com 52,47%, ante 47,53% de Marcos Rogério (PL). 

- Roraima:  Antonio Denarium (PP) reeleito no primeiro turno com 56,47% dos votos.

- Tocantins:   Wanderlei Barbosa (Republicanos) eleito no primeiro turno com 58,14% dos votos. 

SUL

- Paraná:  Ratinho Júnior (PSD) reeleito no primeiro turno com 69,64% dos votos.

- Rio Grande do Sul:   Eduardo Leite (PSDB) venceu o segundo turno com 57,10% do votos. Ele disputou contra Onyx Lorenzoni (PL), que teve 42,90%. 

- Santa Catarina:   Jorginho Mello (PL) eleito no segundo turno após disputa contra e Décio Lima (PT). Mello teve 70,65%, contra 29,35% de Lima.

CENTRO-OESTE

- Distrito federal:  Ibaneis Rocha (MDB) reeleito no primeiro turno com 50,30% dos votos.

- Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil) reeleito no primeiro turno com 51,81% dos votos.

- Mato Grosso:  Mauro Mendes (União Brasil) reeleito no primeiro turno com 68,57% dos votos.

Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito no segundo turno com 56,90% dos votos, ante 43,10% de Capitão Contar (PRTB).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.