Lula x Bolsonaro: que horas sai o resultado das eleições?

Lula x Bolsonaro

Neste domingo (30), disputam o segundo turno das eleições para Presidência da República o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Assim como no primeiro turno, a apuração deve ser acirrada e os resultados devem demorar a sair.

Montagem%3A Nelson Almeida/AFP e Pedro Ivo/Agência O Dia

Que horas começa a apuração?

A apuração dos votos das urnas eletrônicas começas às 17 horas (horário de Brasília). Pela primeira vez desde a redemocratização, foi unificado horário de abertura e fechamento das seções eleitorais em todo o Brasil, o que agiliza o processo de apuração.

Fernando Frazão/Agência Brasil - 29/09/2022

Horário incerto

A partir das 17 horas, o resultado pode sair a qualquer momento. Em anos anteriores, duas horas costumava ser o suficiente para as eleições estarem matematicamente ganhas para um dos lados. Em 2018, por exemplo, Bolsonaro foi anunciado presidente por volta das 19 horas.

TSE

Eleição acirrada

Desta vez, porém, é esperado que o resultado demore mais. Isso porque as eleições estão mais apertadas. No primeiro turno, por exemplo, a definição de que Lula e Bolsonaro se enfrentariam no segundo turno só veio depois das 21 horas. O ex-presidente, que ficou na frente no primeiro turno, só assumiu a liderança depois de 90% das urnas apuradas.

Reprodução/ TRE-RN

2º turno deve seguir tendência do 1º

O esperado para este domingo é uma disputa apertada pela presidência e, portanto, um resultado demorado. Neste sábado (29), uma série de pesquisas presidenciais foi divulgada e a maioria mostrou Lula na frente, mas com Bolsonaro muito próximo.

Montagem%3A Nelson Almeida/AFP e Pedro Ivo/Agência O Dia

Além da presidência

Além da disputa entre Lula e Bolsonaro, 12 estados decidem seus próximos governadores neste domingo. As apurações também têm início às 17 horas, e acontecem de forma simultânea à apuração para presidente.

Fernando Frazão/Agência Brasil - 29/09/2022

'Eleitor sabe da lisura das urnas', diz Alexandre de Moraes

Antonio Augusto/Secom/TSE - 02.10.2022