Eleições: Fábio Mitidieri (PSD) é eleito governador de Sergipe

Disputa no segundo turno foi contra Rogério Carvalho, candidato do PT

Fábio Mitidieri (PSD)
Foto: Billy Boss/Câmara - 09.12.21
Fábio Mitidieri (PSD)


Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito govrenador do estado de Sergipe neste domingo (30). O segundo turno das  eleições 2022 foi disputado contra Rogério Carvalho (PT).

No primeiro turno, o candidato do PSD teve recebeu 38,91% dos votos válidos, enquanto o petista foi votado por 44,70% dos sergipanos. Logo, o resultado final configurou uma virada em relação à votação do dia 2 de outubro.


Fábio Mitidieri (PSD)

Administrador de empresas, Fábio Cruz Mitidieri , 45 anos, é deputado federal por dois mandatos, eleito em 2014 e em 2018. Também foi vereador de Aracaju (SE), sua cidade natal. Ainda na capital sergipana, ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de estado de Trabalho. Em 2022, concorre ao governo de Sergipe pela coligação Novo Tempo pra Sergipe (PDT/PSC/União/Republicanos/PP/PSD/Avante). Seu vice é o empresário Zezinho, do PDT.

Rogério Carvalho (PT)

Rogério Carvalho Santos , 54 anos, é médico e professor. Natural de Aracaju (SE), trabalhou como secretário de Saúde do município e do estado de Sergipe. Também foi deputado estadual e federal. É senador e disputa a primeira eleição ao governo do estado pelo PT, na coligação Sergipe da Esperança (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/MDB/PSB/Solidariedade). Seu vice é o empresário Sergio Gama, do MDB.

O que faz um governador?

Os governadores têm um mandato de quatro anos, podendo se reeleger por mais quatro anos. Eles representam o Poder Executivo estadual, são responsáveis por administrar o estado em ações políticas e jurídicas. É também função do governador  decidir sobre investimentos públicos, implantar políticas públicas e zelar pela qualidade do serviço público local. Nestas eleições de 2022, serão escolhidos 27 governadores.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.