Nesta terça-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou o caráter de urgência para votar o projeto de lei que penaliza institutos que desenvolvem e publicam pesquisas eleitorais .
O projeto visa punir as instituições que divulgarem pesquisas que apresentam uma divergência muito grande com os resultados mostrados pelas urnas utilizadas nos pleitos eleitorais.
A pauta foi colocada em votação por Arthur Lira (PP-AL) , presidente da Câmara, recebeu aprovação com 295 votos favoráveis e 120 contrários.
Os três partidos que formam o núcleo do Centrão mais próximo a Bolsonaro - PL, PP e Republicanos - deram apoio à urgência para o projeto. A mesma posição foi adotada por União Brasil, PSD, PSDB e Novo. Apenas três partidos orientaram contra a urgência: PT, PSOL e Rede.
Veja como cada partido votou no requerimento de urgência, que serve para dar prioridade ao projeto na fila de votação da Casa:
Votos a favor:
- PP
- PL
- União Brasil
- PSD
- Republicanos
- PSDB
- Podemos
- PSC
- Novo
- Solidariedade
- Cidadania
- Avante
- Patriota
- PROS
- PV
- PTB
Votos contra o caráter de urgência:
- PSOL
- Rede
- PT
Partidos que liberaram bancada ou não orientaram filiados:
- MDB (Liberou a bancada)
- PDT (Liberou a bancada)
- PCdoB (Não orientou)
- PSB (Não orientou)
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.