Planalto revoga imóvel de assessor que liberou casa para Bolsonaro

Após proibição do TSE de usar Alvorada para fazer lives, presidente realizou transmissões casa cedida por assessor que tinha imóvel funcional

Jair Bolsonaro em live na casa de Sérgio Cordeiro em Sobradinho (DF)
Foto: Reprodução/Youtube
Jair Bolsonaro em live na casa de Sérgio Cordeiro em Sobradinho (DF)

O Palácio do Planalto revogou na quinta-feira (13) o imóvel funcional de Sérgio Rocha Cordeiro, um dos assessores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Cordeiro  foi responsável por ceder outra casa para que o presidente possa realizar suas lives semanais.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), segue um decreto que regulamenta o uso de imóveis funcionais. Qualquer funcionário que tenha imóveis em Brasília e entorno em seu nome ou de cônjuge não terá direito a moradia paga pela União, exceto ministros de Estado.  

Sérgio Cordeiro tinha um imóvel funcional na Asa Norte, em Brasília. Segundo Bolsonaro, o assessor também possui um imóvel em Sobradinho (DF).

Essa última casa foi usada pelo presidente em lives semanais após  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibir transmissões de cunho eleitoral no Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Até a última semana, o local onde Bolsonaro realizava suas lives estava sob sigilo, mas foi revelado pelo próprio presidente à imprensa no domingo (9).

"As lives estão sendo feitas na casa do capitão Cordeiro. A despesa que eu tenho para deslocar oito carros, 20, 30 pessoas. É uma despesa enorme que a gente tem por não fazer aqui [Alvorada]", declarou em coletiva.

Sérgio Cordeiro é capitão da reserva e assessora Jair Bolsonaro desde o início do governo, em janeiro de 2019. O assessor possui o maior cargo de assessoramento do Executivo e seus vencimentos são de R$ 17 mil, sem contar seu salário no Exército.