Eleitores em todo o Brasil devem comparecer às urnas daqui a pouco, às 8h [horário de brasília] para poder escolher quem vai ocupar as vagas de presidente da República , governador, senador, além de deputados federais e estaduais, neste domingo (2).
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), 156.454.011 brasileiros estão em condições para votar em 5.570 municípios pelo Brasil e em outras 181 localidades no exterior. Esse total corresponde a aproximadamente 73% dos 212,7 milhões de habitantes do país, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ).
Veja o que levar na hora da votação:
É obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como:
- CNH;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira de identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação;
- Certificado de reservista;
- Documento Nacional de Identidade (DNI);
- e-Título (título de eleitor em meio digital);
- Passaporte.
-
Não é obrigatorio, porém é recomendável que se leve o título de eleitor , já que nele está o número da seção eleitoral.
O TSE avisa que é proibido o uso de celular durante a votação. O cidadão deve deixar o aparelho com o mesário na hora de se dirigir à urna eletrônica. A medida pretende preservar o sigilo do voto.
Arma de fogo também estão proibidas na cabine de votação, mesmo para quem tenha porte ou posse do armamento — com exceção de profissionais de segurança pública em serviço.
Cola eleitoral
- Deputado Federal (4 números)
- Deputado estadual ou distrital (5 números)
- Senador (3 números)
- Governador (2 números)
- Presidente (2 números)
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.