"Expectativa é que a democracia ganhe", diz Dilma após votar em BH

Ex-presidente optou por ir às urnas logo nas primeiras horas da manhã

Dilma em entrevista a jornalistas após votar em Belo Horizonte
Foto: Reprodução - 02.09.2022
Dilma em entrevista a jornalistas após votar em Belo Horizonte

Logo após a abertuda das urnas em todo país, às 8h da manhã , a ex-presidente Dilma Rousseff ( PT ) votou em Belo Horizonte , neste domingo (2). Na saída, a ex-presidente do Brasil falou, em entrevista a jornalistas , sobre o que espera.

"Minha expectativa é a expectativa de que, nesse dia, que é um dia memorável, talvez seja essa a eleição mais importante que nós estamos enfrentando desde a redemocratização, a minha expectativa é de que a democracia ganhe."

Este ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 156 milhões de eleitores em todo o Brasil estão aptos a comparecer às urnas das 8h até as 17h [horário de brasília]. O eleitorado vai poder escolher quem vai ocupar as vagas de presidente da República , governador , senador , além de deputados federais e estaduais.

Esse total corresponde a aproximadamente 73% dos 212,7 milhões de habitantes do país.

Em relação as eleições de 2018, o número de eleitores este ano é 6,2% maior. Naquele ano, foram 147,3 milhões de pessoas.

Atualmente, mais da metade do eleitorado é composta por mulheres: 82,3 milhões (53%). Já os homens são 74 milhões (47%). Pessoas não informaram o gênero são 36,7 mil. No total, 37.637 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão do nome social no título de eleitor.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (é facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos). O voto poderá ser justificado em caso de ausência.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.