A nova pesquisa BTG/FSB para as eleições 2022 para presidente, divulgada nesta segunda-feira (12), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 41% das intenções de voto no primeiro turno contra 35% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Na pesquisa anterior, divulgada em 5 de setembro, o petista tinha 42% e o atual mandatário 34% . O cenário atual indica uma oscilação dentro da margem de erro, que é 2 pontos percentuais
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%. Simone Tebet (MDB) tem 6% e Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke pontuam 1%. José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) tiveram juntos 1% das intenções de voto.
Brancos e nulos somam 2%. Já os que não sabem ou não responderam são 1%. Eleitores que não vão votariam em nenhum candidato, 3%.
O levantamento realizou 2.000 entrevistas entre 9 a 11 de setembro de 2022. Está registrada no TSE com o número BR-06321/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de é de 95%.
Como eram as pesquisas passadas
A pesquisa divulgada em 5 de setembro mostrava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), marcava 34%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, os dois candidatos se mantiveram estáveis.
Pesquisa em 29 de agosto
No último levantamento, divulgado em 29 de agosto, Lula tinha 43% e Bolsonaro, 36%. Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 52% dos votos e Bolsonaro ficaria com 39%. Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 47% a 32%.
Já se Bolsonaro passar para o segundo turno com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 49% a 41%. Numa disputa entre Bolsonaro e Tebet, a senadora fica com 44% e o presidente, com 42%.
Pesquisa em 22 de agosto
Em 22 de agosto, o ex-presidente Lula se manteve à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno , seguido do atual mandatário do país Jair Bolsonaro (PL), que cresceu 2 pontos e chegou 36%.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.