Veja quem são os empresários bolsonaristas que viraram alvo de mandados do STF

Ministro Alexandre de Moraes determinou busca e apreensão contra Luciano Hang e outros sete empresários que defenderam golpe de Estado em mensagens via WhatsApp

Luciano Hang

Aos 59 anos, o catarinense é dono da rede de lojas de departamento Havan. Atualmente é considerado uma das pessoas mais ricas do país. Hang é um dos mais implacáveis defensores do presidente Bolsonaro, inclusive chegou a ser alvo de investigações da CPI da Covid por suposto envolvimento em esquemas de disseminação de informações falsas sobre tratamentos ineficazes contra a Covid.

Divulgação

Afrânio Barreira Filho (Coco Bambu)

O cearense Afrânio Barreira Filho é engenheiro de formação e dono de uma das maiores redes de restaurantes do país, o Grupo Coco Bambu. O negócio hoje se espalha por 17 estados do país, com dezenas de restaurantes e lucro milionário.

Reprodução

Marco Aurelio Raymundo (Mormaii)

Marco Aurélio Raymundo é nascido em Guaíba (RS) e médico formado pela UFRGS. O empresário é conhecido por ter fundado a Mormaii, empresa de vestuário e artigos de surfe, nos anos 1970, em Garopaba (SC). A marca hoje é uma das maiores do mundo do segmento.

Divulgação

José Isaac Peres (Rede Multiplan)

De Ipanema, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, José Isaac Peres é sócio-fundador da rede Multiplan de shopping centers. O empresário foi o criador, por exemplo, do shopping Ibirapuera, em São Paulo, BH Shopping, em Belo Horizonte, BarraShopping, no Rio de Janeiro, RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, e ParkShopping, em Brasília.

Tomaz Silva/Agência Brasil

Meyer Joseph Nigri (Tecnisa)

Meyer Joseph Nigri é e fundador da Tecnisa, empresa do setor imobiliário, fundada em 1977 em São Paulo. Atualmente é vice-presidente do Conselho de Administração da companhia. A empresa, que abriu capital na bolsa em fevereiro de 2007, lançou mais de 7,3 milhões de metros quadrados de empreendimentos de acordo com informações divulgadas em seu site.

Reprodução

Luiz André Tissot (Grupo Sierra)

Fundador Grupo Sierra, rede de móveis de luxo, Luiz André Tissot vem de uma família com tradição na manufatura de artigos de madeira na Serra Gaúcha. A Sierra, atualmente, tem mais de 70 unidades no país e também pontos de vendas em países como Chile, Argentina e Panamá. Em 2018, a empresa foi alvo de processo no qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) descreveu ter havido coação eleitoral. Segundo o MPT, o empresário encaminhou cartas aos empregados manifestando sua intenção de voto e indicando motivos para votarem em seu candidato, assim como motivos para não votar em candidatos de outras correntes políticas.

IARA MORSELLI

Ivan Wrobel (W3 Engenharia)

Ivan Wrobel é dono da W3 Engenharia. A construtora, fundada em 1977, tem foco em empreendimentos na zona sul do Rio de Janeiro. A empresa já atuaou em mais de cem empreendimentos, entre shopping centers e edifícios comerciais e residenciais, segundo sua página na internet.

Reprodução/Linkedin

José Koury (Barra World Shopping)

José Koury é dono do Barra World Shopping, empreendimento que se intitula como “o primeiro shopping temático do mundo”, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local reproduz a arquitetura e os principais monumentos de vários países”, como a torre Eiffel e o Big Ben, e possui mais de 400 lojas.

Reprodução