Moraes assume TSE nesta terça-feira, em cerimônia, às 19h
O magistrado de 53 anos informou, em discursos recentes, que sua gestão irá combater as milícias digitais e propagadores de notícias falsas.
O ministro da Justiça do Brasil Alexandre de Moraes assume a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta terça-feira 16, no plenário da Corte em Brasília. No mandato que será de cerca de 2 anos, Moraes será responsável por conduzir as eleições de outubro.
O magistrado de 53 anos informou, em discursos recentes, que sua gestão irá combater as milícias digitais e propagadores de notícias falsas.
A cerimônia deve reunir Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois candidatos mais bem colocados na corrida eleitoral até o momento. Confira a lista completa de políticos convidados →
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai estar presente na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente da Corte. A equipe responsável pela segurança do petista já agendou uma visita ao TSE dias antes, para organizar o desembarque do ex-presidente.
Crítico de Moraes, Bolsonaro reuniu-se na semana passada com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi convidado para a posse. O chefe do Executivo federal retribuiu o gesto com uma camisa do Corinthians e prometeu comparecer ao evento.
Outra dupla de rivais vai se reencontrar pela primeira vez na posse de Moraes: os ex-presidentes Dilma Roussef (PT) e Michel Temer (MDB). Este será o primeiro encontro dos dois desde o impeachment.
Moraes também convidou o terceiro colocado nas pesquisas presidenciais, Ciro Gomes (PDT) para sua campanha. Simone Tebet (MDB) também foi convidada.
Completando a lista de ex-presidentes convidados está Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que foi Chefe do Executivo brasileiro entre os anos de 1995 e 2003.
A posse ainda contará com todos os ministros do STF. O presidente da Corte, ministro Luiz Fux, a vice-presidente, Rosa Weber, já confirmaram presença.
Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça são outros nomes do STF que comparecerão ao evento desta terça.