Entenda o ato em defesa pela Democracia que acontece hoje em várias capitais do Brasil

São Paulo é a capital pioneira

Os atos em defesa da democracia marcados para esta quinta-feira (11) começaram às 9h30, com manifestações em São Paulo na Faculdade de Direito da USP e a leitura de de duas cartas em favor do estado democrático de Direito, prevista para 10h e 11h30.

USP/REPRODUÇÃO

Estima-se que pelo menos 8 mil pessoas participarão do ato em São Paulo

Juristas, empresários, professores, estudantes, lideranças políticas e de movimentos populares e artistas participarão das atividades.

Foto%3A George Marques/Twitter

O que motivou essa manifestação?

Os atos são uma resposta da sociedade aos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia e ao sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro tem feito críticas sem fundamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Isac Nóbrega/PR - 07.06.2022

Veja a seguir as capitais que realizarão o ato pela democracia →

Centrais sindicais e movimentos sociais farão atos em apoio ao evento no Largo de São Francisco nas capitais estaduais e em Brasília. Dezenas de universidades pelo país também devem transmitir o ato realizado na USP e promover suas próprias leituras de manifestos.

Reprodução Facebook

Região Sudeste

Além de São Paulo, as manifestações pela democracia também serão realizadas nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo (Vitória) e MInas Gerais (Belo Horizonte).

Divulgação

Região Sul

Foram confirmadas manifestações em todas as capitais da região sul, nos estados de Santa Catarina (Florianópolis), Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Paraná (Curitiba).

Reprodução/Prefeitura Municipal de Curitiba

Região Centro-Oeste

Também vão realizar atos em defesa da democracia as capitais dos estados de Goiás (Goiânia), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Distrito Federal (Brasília).

Reprodução

Região Norte

Na região Norte, serão realizados atos nas capitais do Amazonas (Manaus) e do Pará (Belém).

Reprodução

Região Nordeste

Os seguintes estados realizarão manifestações pela democracia: Alagoas (Maceió), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza), Maranhão (São Luís), Paraíba (João Pessoa), Pernambuco (Recife), e Piauí (Teresina).

Amanda Oliveira