Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (27) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem vantagem no eleitorado jovem, de 16 a 29 anos, nas 12 maiores capitais brasileiras. Segundo os dados, o petista tem 51% das intenções de voto contra 20% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Atrás dos dois candidatos, estão Ciro Gomes (PDT), com 12% e André Janones (Avante), com 2%. Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) marcaram 1% cada.
Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Felipe D’Ávila (Novo) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
Confira os resultados:
No levantamento realizado entre jovens de 16 a 24 anos, divulgado em junho pelo Datafolha , os eleitores da faixa etária marcavam Lula com 54%, Bolsonaro com 24% e Ciro, com 10%. O grupo, de acordo com o instituto, representa 15% da população brasileira.
Preferência no 1º turno
Em relação às preferências dos entrevistados para o primeiro turno das eleições — marcadas para outubro deste ano — conforme o posicionamento político:
- 32% disseram ser de esquerda,
- 30% disseram ser de centro;
- 33%, disseram ser de direita.
Conforme os dados, entre os que se declaram de direita, Bolsonaro tem vantagem de 42%, ante 35% de Lula e 7% de Ciro Gomes. Já entre os que se dizem de esquerda, Lula marcou 78% das intenções, seguido por Ciro, com 11%, e Bolsonaro, com 4%. Nos de centro, o petista pontuou 40%, contra 19% de Ciro e 14% do atual presidente.
Preferência no 2º turno
Em uma simulação feita pelo instituto para um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 61% dos entrevistados disseram votar no petista e 27%, no atual presidente. Entre os ouvidos pelo Datafolha, 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos; 1% não soube responder.
De acordo com o levantamento, neste cenário, 52% dos votos de Ciro vão para Lula. Entre os apoiadores do pedetista, 25% disseram que votariam em Bolsonaro.
A maioria dos jovens (67%) disse não votar de jeito nenhum no atual presidente, e 32% afirmaram que não votariam em Lula, enquanto 22% não votariam em Ciro.
Avaliação do atual governo
Entre os jovens entrevistados, 55% disseram considerar o governo de Bolsonaro como ruim ou péssimo; 13% acham o presidente ótimo ou bom; enquanto 31% classificaram como regular. Os que não souberam responder somam 1%.
Para realizar a pesquisa, o instituto ouviu 935 eleitores de 16 a 29 anos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém, entre os dias 20 e 21 de julho. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 05688/2022.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.