Mulher chama Bolsonaro de corrupto e é retirada de motociata em Juiz de Fora
Reprodução/Vídeo - 15.07.2022
Mulher chama Bolsonaro de corrupto e é retirada de motociata em Juiz de Fora

Durante a  motociata que o presidente Jair Bolsonaro (PL) comparece nesta sexta-feira em Juiz de Fora (MG), uma mulher foi retirada após gritar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chamar Bolsonaro de corrupto. A cena ocorreu na Rua Benjamin Constant, na região central da cidade, durante a agenda do chefe do Executivo. O presidente retornou a cidade pela primeira vez após a facada que ocorreu em 6 setembro de 2018.

Nas imagens, a partir de dez segundos, é possível acompanhar o momento em que a mulher grita "Lula", em alusão ao adversário de Bolsonaro nas eleições de outubro, e vira ao presidente, que está bem próximo dela, e diz "seu corrupto". Apoiadores a puxam pelo braço e a conduzem para fora do ato.

Outras manifestações

No caminho da região central até o culto Congresso Estadual da Assembleia de Deus Madureira, a motociata parou. Neste momento, um apoiador de Lula ergueu uma bandeira vermelha improvisada e começou a cantar o jingle petista “Olê Lula”. O homem e os bolsonaristas passaram a trocar hostilidades e xingamentos.

Ao chegar na agenda religiosa de moto e sem capacete, o presidente foi erguido pelo sua equipe para acenar para os apoiadores. Com segurança reforçada, agentes o cercavam com placas em maletas blindadas na altura da região da barriga e quadril.

O evento da Assembleia foi fechado para imprensa e apenas convidados identificados por pulseiras puderam participar . Alguns fiéis e apoiadores de Bolsonaro tentaram entrar, mas foram barrados pela equipe de segurança.

Preocupação com a segurança

Episódios recentes de violência relacionados à política aumentaram a preocupação com a segurança dos pré-candidatos à Presidência da República e fizeram com que agendas fossem readequadas. Na semana passada, um evento de Lula no Rio foi alvo de um artefato com fezes, no mesmo dia em que o carro do juiz responsável pela ordem de prisão contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi atacado com excrementos e ovos. Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro ficou ao lado de opositora.

A recomendação é de que Bolsonaro cumprisse agenda em locais restritos, mas o presidente costuma insistir no contato direto com apoiadores, como faz hoje em Juiz de Fora. A campanha de reeleição fica sob responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado ao Palácio do Planalto.

A viagem ocorre num momento em que o titular do Palácio do Planalto vem sendo acusado de estimular atos de violência contra adversários políticos.

O tema ganhou força desde sábado, quando o guarda municipal e dirigente do PT no Paraná Marcelo Arruda foi assassinado durante a própria festa de aniversário, em Foz do Iguaçu, pelo agente penal Jorge Guaranho, apoiador declarado de Bolsonaro. Os dois iniciaram uma discussão após Guaranho invadir o evento, que tinha o PT como tema da decoração. Ele atirou contra o aniversariante. Arruda, que também estava armado, revidou, mas acabou morrendo no local. O agente penal também foi baleado e segue internado.

No entanto, Jair Bolsonaro diz que o caso de Arruda foi um fato isolado e a visita reforça o discurso de que também foi vítima de ataques políticos. Há quase quatro anos, emJuiz de Fora, levou uma facada de Adélio Bispo dos Santos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!