Prefeito diz que pastor 'tem mais moral' com Ribeiro do que deputado

Chefes de executivos municipais listam as melhorias que conseguiram levar para as suas cidades após audiências com ministro da Educação agenda por pastores

Foto: Isac Nóbrega/PR
Ministro da Educação Milton Ribeiro

O prefeito de Ijaci (MG), Fabiano Moreti, é um dos chefes de Executivo municipal que só conseguiram ser recebidos pelo ministro da Educação após a intervenção de dois pastores suspeitos de fazerem lobby na pasta – Gilmar Santos e Arilton Moura. Ele conta que também se reuniu com o presidente do Fundo Nacional de Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, e que depois disso conseguiu recursos para erguer uma creche em sua cidade.

Moreti sintetiza o poder que os dois religiosos têm junto a Ribeiro:

– O pastor tem mais moral que deputado. Eu sou aliado de deputados que não conseguem uma agenda para mim com o ministro. Conseguem com superintendentes e outros ocupantes de cargos menores –, pontua.

O prefeito conta que estava hospedado em Brasília, no dia 13 de janeiro de 2021, quando foi convidado, por outros colegas prefeitos, para ir a uma agenda com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. A agenda foi organizada por Arilton Moura, que, segundo Moreti, participou da reunião.

– Foi a única vez na vida que consegui uma reunião com ministro – afirma o prefeito.

Depois de ter sido recebido diretamente por Milton Ribeiro, Moreti diz que o gabinete do ministro lhe encaminhou para outra audiência solicitada por ele, com o presidente do FNDE, Marcelo Lopes. De acordo com Moreti, a conversa rendeu resultados objetivos para Ijaci.

– Foi lá que, mais à tardezinha, resolvi as demandas do município. Conversei com o Marcelo sobre duas obras: uma quadra e uma creche. A creche a gente inaugurou. A quadra a gente está aguardando –, comemora.

Prefeitos relatam que, após encontros com o Ministro da Educação, organizados por meio dos pastores, o dinheiro saia rápido para os municípios. André Kozan Lemos, prefeito de Dracema (SP), conseguiu a construção de uma escola e de um colégio cívico militar. Ele diz que o pastor Arilton esteve na agenda com o ministro, em Brasília.

- Eu achava que ele era funcionário do ministro - contou Kozan.

Após o encontro em Brasília, Milton Ribeiro se ofereceu para ir até Dracema, relata o prefeito, que relata ter levado outros chefes de Executivos municipais para encontrá-lo:

- O ministro foi muito bacana. Ele já conhecia a cidade e tem afinidade com o pessoal da igreja dele aqui em Dracena. Ele veio aqui, conseguimos a construção de uma escola e um colégio cívico militar. Na ocasião, eu convidei mais de 40 prefeitos da minha região, que também compareceram, e receberam orientação de como pleitear novas obras no MEC - completou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.