Bolsonaro pode perder até 11 ministros para eleições de 2022; veja quem são

Debandada nos ministérios deve ocorrer até abril, prazo para que eventuais candidatos deixem cargos públicos para disputar pleitos. No governo Bolsonaro, pode haver troca em até 11 ministérios; confira:

Tarcísio de Freitas - Infraestrutura

O ministro da Infraestrutura é um dos que tem o destino mais certo. Nesta quinta-feira (13), Bolsonaro confirmou que Tarcísio aceitou ser pré-candidato ao governo de São Paulo. “Ele ganhando as eleições vai fazer um trabalho semelhante ao meu, a começar pela escolha do secretariado”, disse o presidente.

O Antagonista

Onyx Lorenzoni - Trabalho

Considerado um 'coringa' no Planalto, Onyx deve disputar o governo do Rio Grande do Sul. O ministro aparece bem nas pesquisas de intenção de voto, tendo liderado cenários em alguns levantamentos.

José Dias/PR

Tereza Cristina - Agricultura, Pecuária e Abastecimento

No último ano de mandato como deputada federal (DEM-MS), Tereza Cristina já admitiu deixar a pasta para concorrer novamente à Câmara ou tentar uma vaga ao Senado pelo estado do Mato Grosso do Sul.

Reprodução

Fábio Faria - Comunicações

O ministro das Comunicações termina seu mandato como deputado federal pelo PSD em 2022. Na janela partidária, se filiará ao PL — mesmo partido de Bolsonaro — e deve disputar o Senado pelo Rio Grande do Norte.

Alan Santos/PR

João Roma - Cidadania

Um dos representantes do Centrão no governo, Roma tem planos de disputar o governo da Bahia. O ministro deve ter ACM Neto (DEM) e o petista Jaques Wagner como principais adversários.

Reprodução/Flickr

Anderson Torres - Justiça e Segurança Pública

Um dos ministros menos badalados do governo, Torres deve disputar uma vaga ao Senado pelo União Brasil (fusão do DEM com o PSL) pelo Distrito Federal.

Divulgação

Rogério Marinho - Desenvolvimento Regional

O ministro, que já foi deputado federal três vezes, deve ser rival do seu colega Fábio Faria na disputa por uma vaga no Senado pelo estado do Rio Grande do Norte.

Reprodução

Flávia Arruda - Secretaria de Governo

A ministra Flávia Arruda (PL) disputará uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal. Ela conta com o apoio do Planalto e do governador do DF, Ibaneis Rocha.

Câmara dos Deputados

Ciro Nogueira - Casa Civil

O chefe da Casa Civil chegou a ser cotado como pré-candidato ao governo do Piauí, mas desistiu e deve deixar o governo para se candidatar à reeleição pelo Senado.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

Gilson Machado - Turismo

O ministro do Turismo está filiado ao PSC desde 2020 e quer disputar o Senado por Pernambuco nesse ano. Para isso, Machado pode seguir os passos e acabar se filiando ao PL.

Isac Nóbrega /PR

Marcos Pontes - Ciência, Tecnologia e Inovação

O astronauta é o plano B de Bolsonaro para o pleito de governador do estado de São Paulo. Caso Tarcísio opte pelo Senado ao invés de tentar o cargo hoje exercido por João Doria (PSDB), Marcos Pontes estaria disposto a "cumprir a missão" dada pelo presidente.

Alan Santos/PR