Prévias do PSDB: Na reta final, Doria e Leite buscam votos de prefeitos

Governador de São Paulo e do Rio Grande do Sul investem em campanha no grupo que, ao lado de vereadores e deputados estaduais, deve ser decisivo para a definição do candidato tucano à Presidência em 2022

Foto: Reprodução
Na reta final das prévias do PSDB, Doria e Leite buscam voto de prefeitos

Na semana decisiva para as  prévias presidenciais do PSDB, que ocorrem domingo (21), os  governadores João Doria (SP)Eduardo Leite (RS) preparam uma ofensiva entre os segmentos do eleitorado tucano onde a disputa segue indefinida: um contingente de mais de 5 mil prefeitos, vereadores e deputados estaduais.

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, também está no páreo pela indicação do partido ao Palácio do Planalto em 2022, mas Doria e Leite são apontados como favoritos.

Pelas regras definidas para a disputa, os votantes foram divididos em quatro grupos. O vencedor precisa ter mais de 50% dos votos totais. O primeiro bloco é composto por filiados sem mandato.

No segundo, estão prefeitos e seus vices. Vereadores, deputados estaduais e distritais formam o terceiro grupamento, seguido por governadores e vices, senadores, deputados federais, presidente e ex-presidentes da executiva nacional, que formam o quarto e último segmento.


Internamente, a avaliação é que Doria deve vencer entre os filiados sem mandato, cuja maior parte está em São Paulo. Até sexta-feira, cerca de 60% (19.414) dos mais de 32 mil cadastrados no aplicativo das prévias eram paulistas. O Rio Grande do Sul respondia por apenas 9% dos inscritos.