10 mentiras contadas por Bolsonaro em discurso na ONU

Presidente defendeu tratamento precoce, mentiu sobre desmatamento da Amazônia e afirmou que o Brasil está à beira do socialismo

"Estamos há 2 anos e 8 meses sem caso de corrupção"

Ao alegar que o governo federal não está envolvido em casos de corrupção, Bolsonaro ignora inquéritos como o de interferência na PF; fraude e improbidade administrativa no Ministério do Meio Ambiente e corrupção no contrato de compra da vacina indiana Covaxin.

Reprodução

"Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea"

Na prática, as questões não foram tratadas com o mesmo peso. Em março de 2020, Bolsonaro contrariou a OMS e, em rede nacional, pediu “volta à normalidade” e chamou a Covid-19 de “gripezinha”. Dali em diante, tentou reverter medidas de restrição, atrasou compra de vacinas e defendeu remédios comprovadamente ineficazes.

Reprodução/TV Brasil

Dados manipulados sobre a Amazônia

Assim como em 2019 e 2020, Bolsonaro defendeu que seu governo trabalha para preservar a Amazônia. Ao citar redução de 32% do desmatamento em relação ao ano passado, o presidente ignorou que esse valor já correspondia a quase o dobro do observado entre janeiro e agosto de 2018, antes do início de seu governo.

Marizilda Cruppe/Amazon Watch/Amazônia Real

"Recursos destinados ao fortalecimento dos órgãos ambientais foram dobrados"

Ao contrário do que disse o chefe do Executivo, o orçamento dobrado para o Ibama e o ICMBio, órgãos de fiscalização do Ministério do Meio Ambiente, está previsto apenas para a partir de 2022. Ainda assim, o aumento partirá de números em queda, já que as despesas para esses órgãos em 2021 foram as menores desde 2017

Reprodução%3A iG Minas Gerais

"Maior programa de parceria de investimentos com a iniciativa privada da história"

Segundo ranking da própria ONU, divulgado em junho, o investimento estrangeiro no Brasil em 2020 despencou para níveis de 20 anos atrás.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

"Nosso banco de desenvolvimento era usado para financiar obras em países comunistas sem garantias"

Entre 1998 e 2017, o BNDES desembolsou cerca de US$ 10,5 bilhões em empréstimos a empresas brasileiras que atuaram em 15 países. Desses, apenas Venezuela e Cuba têm regimes declaradamente socialistas, e os empréstimos às empresas envolvidas no projeto do Porto de Mariel, na ilha caribenha, foram os únicos da lista que não exigiram garantias de terceiros.

Marivaldo Oliveira/Código 19/Agência O Globo

7 de setembro: "maior manifestação da história"

Não há nenhum dado que sustente a afirmação do presidente da República. Em São Paulo, por exemplo, o ato reuniu 125 mil pessoas, segundo o governo do estado. Em 2016, de acordo com o Datafolha, 500 mil pessoas foram à Avenida Paulista para pedir o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Divulgação/Planalto/Marcos Corrêa/PR

"Terminamos 2020, ano da pandemia, com mais empregos formais do que em dezembro de 2019"

Não é possível comparar o total de empregos formais do ano passado com anos anteriores, uma vez que as metodologias do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mudaram. Antes, eram contabilizados apenas empregados contratados sob regime CLT; a partir de 2020, o Caged passou a considerar trabalhadores temporários, avulsos e cedidos, agentes públicos e dirigentes sociais.

Reprodução%3A iG Minas Gerais

"Medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação"

Especialistas apontaram que a alta nos preços não tem relação com as medidas de restrição, mas sim com uma série de outros fatores como: alta do dólar; escassez de produtos devido a modificações logísticas em todo o mundo; crise hídrica; mudança de política de preços da Petrobras; e ondas de frio que impactaram produção de alimentos.

Reprodução

"Nossas estatais davam prejuízos de bilhões e hoje são lucrativas"

De fato, empresas estatais federais registraram bilhões de reais em prejuízo e hoje são lucrativas, mas essa virada ocorreu antes do governo Bolsonaro. Em 2016, quando o país foi presidido por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), as estatais somaram lucro de R$ 4,4 bilhões. Desde então, o resultado positivo aumentou.

Reprodução