À PF, Otoni de Paula nega relação com organizadores de ato antidemocrático

Otoni de Paula afirmou que não apoia nem financia movimentos com objetivo de atacar as instituições democráticas

Foto: Reprodução/redes sociais
Otoni de Paula (PSC-RJ)

Em depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira, o  deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) afirmou que não tem relação com alvos suspeitos de organizar um  ato violento e antidemocrático no próximo dia 7 de setembro e disse que não apoia ataques às instituições democráticas.

Otoni foi ouvido nesta segunda-feira pela PF dentro do inquérito aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar a organização desses atos. Ele é um dos alvos da investigação por ter divulgado manifestações a favor dos atos bolsonaristas marcados para o dia 7 de setembro. Aos investigadores, o deputado negou ter relação com incentivadores dos atos, como o  cantor Sérgio Reis e o caminhonheiro Zé Trovão, alvos do inquérito.

Questionado sobre declarações suas nas quais defendia "forçar o Senado" a abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal e ameaçava "parar o país por tempo indeterminado", Otoni afirmou à PF que suas falas "estão sob a proteção da Constituição".

"Não apoia ou financia qualquer movimento que atente contra a democracia ou os Poderes constituídos", afirmou no depoimento.

O deputado disse ainda à PF que forneceu a senha de acesso ao seu celular ao ser alvo de busca e apreensão no último dia 20. "Não tem conversa, escrito ou áudio que promova ou incite a violência contra quem quer que seja, e mesmo contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal", afirmou.

Em nota, a defesa do parlamentar afirmou que ele tem imunidade prevista em lei para suas declarações públicas. "O que parece é que há uma seletividade contra aqueles que, de alguma forma, apoiam o presidente Bolsonaro. Mas, neste caso, o que está em jogo não é o apoio ao presidente, mas a liberdade de expressão. Nunca se puniu nesse país opinião de um parlamentar, que tem garantido pela lei o direito de manifestar quaisquer falas e opiniões", disse o advogado Marcelo Brunner, que defende o deputado Otoni de Paula.