Deputado bolsonarista usa foto de desfile chinês para exaltar ato do Planalto

Fotografia usada nas redes sociais por Otoni de Paula foi feita em desfile militar chinês de 2019 na comemoração de 70 anos de Pequim

Foto: Reprodução/redes sociais
Otoni de Paula (PSC-RJ)

O deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) publicou uma foto antiga de um desfile militar da China para  exaltar o desfile de blindados das Forças Armandas com Bolsonaro realizado nesta terça-feira, 10, em Brasília.

A publicação foi feita no seu perfil do Twitter com a mensagem: "Oh, Formosa! Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo". Cinco horas depois, após o erro ter sido noticiado, o deputado escreveu que a foto era apenas para ilustrar.

"Fiquem tranquilos, a foto é somente ilustrativa e pra mostrar para os esquerdistas que em qualquer país, até na China tem manobra militar. Fiquem calmos", tentou se explicar Otoni.

O desfile de blindados ocorre no mesmo dia em que a proposta do voto impresso é levada para votação do plenário na Câmara de Deputados. A pauta, principal bandeira de Bolsonaro no Congresso e pré-eleições de 2022, vem provocando um embate forte entre o Executivo e o Judiciário e já havia sido derrotada em comissão especial da Câmara. Mesmo assim, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que iria levá-la para votação.

Participaram do evento ao lado de Bolsonaro os três comandantes militares e o ministro da Defesa, Walter Braga Neto. Além dos seguintes ministros civis: Ciro Nogueira (Casa Civil), Milton Ribeiro (Educação), Anderson Torres (Justiça), Gilson Machado (Turismo) e Onyx Lorenzoni (Trabalho).

- Com informações do jornal O Globo.