Relator no Conselho de Ética pede cassação do mandato de Flordelis

Leitura do relator ocorre em Brasília no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputada federal Flordelis (PSD-RJ)

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator do processo contra Flordelis dos Santos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, votou para que a parlamentar perca seu mandato . A sessão para leitura do relatório de Leite começou na tarde desta terça-feira (1). Após a leitura do texto pelo parlamentar, Flordelis ou sua defesa terá 20 minutos para falar em plenário. A votação pelos membros do Conselho de Ética não deve ocorrer nesta terça.

O deputado, em sessão que ocorre em Brasília, julga se houve quebra de decoro parlamentar pela pastora e se alguma punição deverá ser aplicada. A penalidade mais grave é a cassação do mandato de Flordelis.

O documento foi protocolado na comissão na última quinta-feira, mas seu conteúdo ainda não foi tornado público. Todos os deputados receberão uma cópia logo no início da sessão. Após a leitura do documento, os deputados do colegiado votarão a favor ou contra o parecer do relator. É possível, ainda, que um dos parlamentares peça vistas do processo, o que adiaria a votação para a próxima sessão, no dia 8 de junho.

Também é possível que os parlamentares, caso discordem da recomendação do relator, sugiram mudanças no texto. O relator não é obrigado a acatá-las e em caso de negativa, o parecer pode ser rejeitado. Se isso ocorrer, outro relator é nomeado para elaborar novo texto incluindo as mudanças sugeridas.