Sem máscara, Bolsonaro participa de passeio com motociclistas no Rio

O presidente chegou ao local acompanhado de uma comitiva e provocou uma grande aglomeração com apoiadores

Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais
Bolsonaro participa de passeio com motociclistas no Rio neste domingo

Na manhã deste domingo (23), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou ao Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, para participar de um passeio com motociclistas. Sem máscara, ele estava acompanhado de uma comitiva e provocou uma grande aglomeração com apoiadores que aguardavam no local.

Motociclistas se concentram no Parque Olímpico desde as 8h e seguem pela Avenida Embaixador Abelardo Bueno, que ficará fechada enquanto o cortejo passar. O presidente percorrerá com apoiadores de motocicleta aproximadamente 40 quilômetros até o Monumento dos Pracinhas, no Flamengo, Zona Sul da capital.

Além do presidente, a maioria dos manifestantes também está sem máscara. De acordo com o decreto estadual de medidas contra a disseminação contra a Covid-19 determina que o uso de máscara obrigatório em todos os locais públicos do Rio.

"Fica considerado obrigatório, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, enquanto vigorar a situação de emergência em saúde em virtude da pandemia da covid-19, o uso de máscara de proteção respiratória, seja ela descartável ou reutilizável, de forma adequada, em qualquer ambiente público, assim como em estabelecimentos privados com funcionamento autorizado de acesso coletivo".

Foto: Foto: Reprodução
Bolsonaro em manifestação no Rio de Janeiro


Segurança do presidente

Mais 1.000 policiais militares foram mobilizados para o ato. Ontem (22), o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou que o passeio do presidente preocupava o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

No GSI, responsável pela segurança de Bolsonaro, há preocupação com o roteiro escolhido. O temor é que possa haver manifestações contrárias ao presidente.

Em Brasília

Essa não é a primeira manifestação que Bolsonaro participa recentemente. No último dia 15 de maio, o presidente esteve, em Brasília, de manifestações pró-governo promovidas por religiosos e por ruralistas.

Bolsonaro foi de helicóptero para o local do evento, onde desfilou a cavalo. Sem máscara de proteção contra o coronavírus, cumprimentou os apoiadores aglomerados no gramado da Esplanada dos Ministérios.


Governo do Maranhão multa Bolsonaro por não usar máscaras e provocar aglomeração 

Na sexta-feira (21), o governo do Maranhão multou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por provocar aglomerações e não usar máscara de proteção em meio à pandemia de Covid-19 durante um evento realizado no estado.

O governador Flávio Dino (PCdoB) implantou regras em setembro de 2020 para a contenção da pandemia do novo coronavírus no estado, o que inclui distanciamento social e a utilização de máscaras.