Isa Penna entra na Justiça para Fernando Cury ser cassado por assédio sexual
Deputada entrou com recurso após negativa do presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), em votar a cassação do parlamentar
A deputada estadual Isa Penna
(PSOL) entrou com recurso na Justiça nesta terça-feira (30) pedindo a cassação de Fernando Cury
(Cidadania), que apalpou a parlamentar da região dos seios durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo
(Alesp). Penna recorreu junto com o deputado estadual Emidio de Souza (PT) após o presidente da Casa,
Carlão Pignatari
(PSDB) não aceitar a votação da cassação de Cury, mas sim da suspensão
. A informação é do jornal Folha de S.Paulo
.
É inaceitável que o assediador continue legislando normalmente com uma punição branda que não tira seus direitos políticos, apenas o afasta por 119 dias com salário garantido para todo seu gabinete. Isso se votarem a favor desta punição...
— Deputada Isa Penna #VacinaParaTodos (@IsaPennaPsol) March 30, 2021
"É inaceitável que o assediador continue legislando normalmente com uma punição branda que não tira seus direitos políticos, apenas o afasta por 119 dias com salário garantido para todo seu gabinete. Isso se votarem a favor desta punição...", escreveu Isa Penna no Twitter.
A votação no plenário para confirmar a pena do deputado está marcada para esta quarta-feira (31), às 10h, em sessão virtual. Isa e Emidio esperam obter uma decisão liminar antes do assunto chegar ao plenário.
Em dezembro, Cury foi flagrado pelas câmeras apalpando Isa e foi punido pelo Conselho de Ética com 119 dias de suspensão não remunerada. O prazo é o limite para que ele continue com o mandato e todo o seu gabinete não precise ser dissolvido. Isa Penna trabalha para que o plenário modifique a punição e aprove uma emenda com a pena de cassação.