No pior momento da pandemia no Brasil, ministro da Casa Civil sai de férias
Férias autorizadas pelo presidente Jair Bolsonaro teria irritado membros do governo
No pior momento da pandemia de Covid-19 no Brasil, o ministro da Casa Civil , Walter Braga Netto, saiu de férias por cinco dias . Durante estadia em Maceió (AL), Braga Netto teve um mal súbito e foi hospitalizado, mas recebeu alta na manhã desta quinta-feira e vai retornar a Brasília. As férias do ministro causaram irritação e constrangimento entre integrantes do governo que despacham no Palácio do Planalto.
"A Casa Civil da Presidência da República informa que o ministro Walter Souza Braga Netto teve um mal súbito no dia de ontem (24/03) e foi hospitalizado na Santa Casa de Misericórdia na cidade de Maceió/AL, onde se submeteu a exames detalhados para identificar as causas do sintoma. O ministro recebeu alta na manhã de hoje, passa bem e está retornando a Brasília", diz nota da Casa Civil, divulgada nesta quinta-feira.
A ausência do ministro foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de fevereiro, e dura da última segunda-feira (dia 22) até sexta-feira (dia 26). Embora as férias tenham sido autorizadas por Bolsonaro, colegas do governo dizem que não é o momento de se afastar e que ele deveria ter reavaliado a conveniência, já que é um momento em que todos estão trabalhando muito para conter a crise de saúde.
Braga Netto é o coordenador do comitê de crise do governo federal, que reúne todos os ministérios e foi criado no ano passado. Na quarta-feira, o Brasil passou a marca de 300 mil mortes causadas pela Covid-19 .
O ministro viajou para Alagoas, onde está hospedado em uma pousada no litoral. A informação foi revelada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmado pelo GLOBO. Procurada para comentar as férias, a assessoria de imprensa da Casa Civil informou que não se manifestaria. Interlocutores do ministro dizem que a ausência foi acertada com Bolsonaro porque ele não tirava férias há cinco anos.
Braga Netto está sendo substituído pelo secretário-executivo da pasta, Sérgio José Pereira. Foi ele que participou da reunião realizada na manhã de quarta-feira (24), no Palácio da Alvorada, que contou com chefes de Poderes, alguns governadores e todos os ministros. Na reunião, foi determinada a criação de uma comitê que reunirá representantes do Executivo e do Judiciário. Não foi informado se o comitê de crise comandando pela Casa Civil continuará a existir.
A gestão de Braga Netto na Casa Civil, que completou um ano no fim de fevereiro, tem sido considera apagada dentro do governo. O ministro vem sendo criticado internamente por não fazer o papel de coordenação
Essa não foi a primeira viagem de Braga Netto a gerar polêmica. No ano passado, o ministro viajou para Salvador com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levou a mulher junto, conforme revelou o portal "Metrópoles". Na época, a Casa Civil informou que o objetivo foi "avaliar as ações executadas no enfrentamento ao coronavírus pelo Comando Conjunto das Forças Armadas no Estado".