Em pesquisa, brasileiros estão divididos sobre Lula disputar ou não as eleições
Segundo a Paraná Pesquisas, 50,4% acham que o petista não deve concorrer e 44,9% defendem que ele deve
Em pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, os brasileiros estão divididos em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser ou não candidato à presidência no próximo ano. 50,4% dos entrevistados acham que o petista não deve disputar o cargo e 44,9% acham que ele deve, enquanto outros 4,7% não souberam responder ou não quiseram opinar.
Entre as regiões brasileiras, o Nordeste é onde mais entrevistados disseram que o petista deve disputar à presidência, com um índice de 58,9%. Já a região sul do país acredita que o petista não deve ser candidato, com 51,4%.
O índice de pessoas que acreditam que Lula não deve ser candidato segue mais negativo na região sudeste (56,2%) e Norte/Centro-Oeste (55,7%).
A pesquisa também mostrou uma diferença de opinião em relação à candidatura de Lula conforme o grau de estudo dos entrevistados. A maior parte daqueles com ensino superior, 59,2%, considera que o petista não deve disputar a eleição, enquanto 51,3% dos que cursaram até o ensino fundamental pensam o oposto.
Mais apoio dos jovens
Em termos de idade, há uma diferença de pensamento. Entre os entrevistados com idades de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos, 49,5% e 48,3%, respectivamente, apoiam que o petista saia como candidato. Já entre os que têm mais de 60 anos, 53,7% acham que Lula não deveria disputar o cargo.
No eleitorado feminino, 48,2% acham que Lula não deve disputar a eleição enquanto 47,4%, defendem a sua candidatura. No segmento masculino, 52,8% são contra a candidatura do petista, enquanto 42,1% são a favor.
O instituto entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.