Maia e Lira batem boca em reunião na Câmara após decisão sobre bloco de Baleia
Grupo de Arthur Lira acusa Baleia Rossi de deferir bloco após prazo estipulado
Clima de tensão na Câmara nesta segunda-feira (1), quando os parlamentares decidirão o próximo presidente da Casa. O grupo de Arthur Lira (PP-AL) abandonou reunião entre líderes da Câmara após Rodrigo Maia (DEM) informar que deferiu o bloco de Baleia Rossi (MDB).
Segundo o grupo de Lira, apoiado por Bolsonaro e apontado como favorito na eleição, Baleia perdeu o prazo para registrar o bloco, que era até o meio-dia, mas que só foi feito seis minutos depois.
O PT , partido com maior número de deputados, só registrou o apoio ao emedebista às 12:06. Pelas regras do parlamento, isso tira a possibilidade da sigla de integrar qualquer bloco na eleição.
Em uma reunião pré-agendada, entre líderes de partidos na Câmara, Arthur lira e aliados alegaram que o rival não formalizou o bloco no prazo, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia, defendeu que por conta de um problema técnico no sistema, houve atraso no protocolo, e deferiu a candidatura de Baleia, que é apoiado por ele.
Alegando parcialidade de Maia, Arthur Lira subiu o tom e a discussão ficou ríspida.
O presidente da Câmara teria dito que o candidato apoiado por Bolsonaro “pensava que estava em Alagoas”, e Lira retrucou: “E você está pensando que está no morro carioca?”.
Caso o bloco de Baleia não fosse oficializado, além de deixar de ter o apoio oficial do PT , que poderia perder parte dos votos, o candidato perderia a autonomia de escolha de cargos que seus aliados ocupariam na Mesa Diretora em caso de vitória.