"Bolsonaro brinca de ser presidente", diz Doria após deboche da CoronaVac
Presidente disse que a "verdade" está aparecendo sobre as vacinas e ironizou a eficácia do imunizante do Instituto Butantan
O governador do estado de São Paulo
, João Doria
(PSDB), reagiu ao deboche do presidente Jair Bolsonaro
(sem partido) desta quarta-feira (13) em relação à eficácia da CoronaVac
, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan
em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Biotech, e disse que ele "brinca de ser presidente".
"Lamentável a declaração do presidente Bolsonaro sobre a vacina do Butantan. Ao invés de comemorar o fato do Brasil ter um imunizante seguro e eficaz para combater a pandemia, ele ironiza a vacina. Enquanto brasileiros perdem vidas e empregos, Bolsonaro brinca de ser Presidente", escreveu o tucano em uma publicação no Twitter
Lamentável a declaração do presidente Bolsonaro sobre a vacina do Butantan. Ao invés de comemorar o fato do Brasil ter um imunizante seguro e eficaz para combater a pandemia, ele ironiza a vacina. Enquanto brasileiros perdem vidas e empregos, Bolsonaro brinca de ser Presidente.
— João Doria (@jdoriajr) January 13, 2021
Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto sobre a importância das vacinas, Bolsonaro riu ao perguntar a um dos presentes se "essa de 50% é uma boa?". Na sequência, o presidente disse que as pessoas estão "vendo a verdade".
"O que eu apanhei por causa disso... Agora estão vendo a verdade. Estou há quatro meses apanhando por causa da vacina. Entre eu e a vacina, tem a Anvisa. Não sou irresponsável. Não estou a fim de agradar quem quer que seja", afirmou Bolsonaro.
A corrida pelas vacinas contra a Covid-19 tem sido um dos principais pontos de confrontos entre Doria e Bolsonaro, que são adversários para as eleições de 2022. A Coronavac deu mais visibilidade ao governador de São Paulo e Bolsonaro é acusado de atuar, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que Doria não se beneficie politicamente da aprovação do imunizante.