Baleia Rossi fala em "Câmara independente" em lançamento de candidatura; entenda
Vídeo de campanha do deputado do MDB diz que "sem a Câmara, não haveria auxílio emergencial"
Baleia Rossi (MDB-SP) , deputado federal apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), lançou nesta quarta-feira (6) sua candidatura à presidência da Câmara .
O parlamentar usou as redes sociais para anunciar seu nome na disputa:
Hoje, lanço oficialmente minha candidatura à Presidência da Câmara. Estão comigo nessa jornada 11 partidos. Somos muitos. Pensamos e agimos diferente. Mas somamos forças para manter a #DemocraciaViva e a #CâmaraLivre . pic.twitter.com/KKqkCCLXVW
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) January 6, 2021
No vídeo, um locutor destaca a importância dos parlamentares para o andamento do país no ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus
(Sars-Cov-2). “Sem a Câmara, o país não teria o auxílio emergencial”, é dito.
Além disso, o PEC da guerra, ajuda financeira aos estados, aprovação do novo fundeb e combate ao racismo estrutural foram conquistas destacadas pela campanha de Baleia , que segundo ele só foi possível através de uma "Câmara livre e independente”.
Baleia Rossi tem o apoio de 11 partidos na disputa pela presidência, que somados, têm 273 deputados. O número é maior do que o necessário para se eleger, 257 votos, contudo, como o voto é secreto, há possibilidade de votos serem perdidos.
Seu rival no pleito, Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão na Câmara e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro , tem apoio de 195 parlamentares.