Maguito Vilela poderá tomar posse como prefeito de Goiânia mesmo estando na UTI

Originalmente proposta permitia apenas posse remota de vereadores, mas emenda apresentada por aliado foi aprovada

Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito de Goiânia.
Foto: Instagram
Maguito Vilela (MDB), prefeito eleito de Goiânia.

Na última sessão do ano, a Câmara de Vereadores de Goiânia (GO) aprovou dois projetos de resolução que permitirão que os eleitos em novembro tomem posse dos cargos remotamente na próxima sexta-feira (1) e participem de forma virtual nas sessões se comprovarem estar com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Desta forma, o prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB) poderá ser empossado mesmo internado em São Paulo em decorrência da doença.

Internado há mais de dois meses , Maguito não está mais infectado pela Covid-19 , mas segue na UTI do hospital Albert Einstein na capital paulista, tratando complicações da doença.

Desde o fim da semana passada, o prefeito eleito está em reabilitação, passando por diálise. Ele segue traqueostomizado, com sedação leve e seu quadro clínico é estável.

De acordo com o projeto de resolução aprovado pelos vereadores goianos hoje, o regimento interno terá a exceção para a posse do ano que vem. Além de Maguito, vereadores eleitos também poderão tomar posse por videoconferência ao apresentar um atestado médico para comprovar que estão com a doença ou se recuperando dela.

Você viu?

Originalmente, a resolução permitiria apenas que os vereadores tomassem posse dessa forma, mas uma emenda apresentada pelo correligionário de Maguito, Andrei Azeredo (MDB), foi acatada pelos colegas. Andrei não concorreu à reeleição e deixará a Câmara no fim desta semana, mas deve ter um posto na administração de Maguito.

Em suas redes sociais, o vereador afirmou que apenas propôs a extensão da possibilidade da posse por videoconferência para Maguito para dar mais conforto e tranquilidade aos que não desejam se expor ao vírus ou que estejam se recuperando.

“Por aqui seguimos confiantes de que em breve ele estará à frente da Prefeitura de Goiânia , dando prosseguimento ao seu mandato e honrando todos os votos recebidos na capital”, escreveu Azeredo em sua conta no Twitter.

A resolução foi criada para permitir que a Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores e as comissões possam ser compostas, o que deve ser feito logo após a posse. Assim, os vereadores poderão participar e votar remotamente, desde que apresentem um atestado médico.